segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Coreografar

Coreografar uma peça de Dança Oriental é por si só um exercício exigente, requerendo inteligência, criatividade e inspiração. 
A minha maior dificuldade era não saber por onde começar. Após algumas cabeçadas nas paredes e muito trabalho de casa, encontrei um método que resultou e que passei a utilizar. Nem sempre o sigo à risca, claro, mas funciona bem como linha de orientação.


1 - Escolher a musica
Muitas vezes é a música que nos escolhe a nós. Ouvimo-la e é - literalmente - música para os nossos ouvidos. E dançá-la dá-nos um gozo daqueles! Este é um aspecto que considero muito importante. Escolher uma música que não nos diz nada é estar a dançar por dançar.


2 - Escutar e estudar a musica
Escolhida a música, começamos por escutá-la com atenção, seguindo as suas nuances e tentando perceber qual a sua intenção/sentimento/mensagem. Se soubermos o título e o autor da música, fazemos uma pesquisa para saber o que o título significa e qual o contexto. Se for cantada, é importante conhecer a letra e a respectiva tradução.
Voltamos a ouvir a música e tentamos dividi-la em "secções". Por secção entenda-se uma parte da música em que o ritmo ou a melodia se mantêm mais ou menos constantes. Em cada secção fazemos uma análise dos ritmos, acentuações, etc. Isto irá ajudar depois a adequar os nossos movimentos à melodia/ritmo/estilo.


3 - Coreografar
Esta parte é a mais trabalhosa e pode ser frustrante, se a peça for difícil ou se a inspiração custar a vir (ou ainda se forem perfeccionistas como eu). O importante é não ficar encostado à bananeira à espera que a inspiração apareça - conhecem a famosa frase de Picasso?


Se tivermos dividido a música em secções, podemos coreografá-las separadamente e depois fazer o encadeamento.
Para mim é extremamente útil dançar a música de improviso algumas vezes, pois desta forma consigo aperceber-me dos movimentos que me saem naturalmente. Se ajudar, podem filmar-se a dançar ou pedir a alguém que vos filme.

Para ajudar a memorizar a coreografia, podem filmá-la e/ou escrevê-la num caderno. Eu costumo inclusivamente fazer uns bonequinhos:


Não vale rir... :)

Boas danças!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Google+