segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Dança é cura

A ciência tem vindo a confirmar aquilo que nós já sabíamos: dançar faz bem!

Em São Paulo, Brasil, um projecto da UNESP leva aulas de Dança Oriental até algumas doentes oncológicas, como parte do tratamento do cancro da mama [1]. A dança aumenta a auto-estima das pacientes, o que se traduz em melhorias no seu sistema imunitário. Segundo o mastologista José Ricardo Gonçalves, "O tratamento não pode levar só em conta o câncer, tem que ser avaliada a parte psicológica, que estando bem ajuda no aumento da imunidade e em uma melhor maneira de se combater esse câncer que ela está enfrentando”.



Um outro estudo, também de uma Universidade de São Paulo, avaliou a eficácia da Dança Oriental como tratamento da fibromialgia [2]. Foram estudados dois grupos de 40 mulheres entre os 18 e os 65 anos. As pacientes do grupo de dança tiveram aulas de Dança Oriental duas vezes por semana, durante 16 semanas, enquanto as pacientes do outro grupo permaneceram em lista de espera. Verificou-se que as pacientes no grupo de dança demonstraram melhorias no que respeita à intensidade da dor, qualidade de vida, depressão, ansiedade e auto-imagem, o que levou à conclusão de que a Dança Oriental é adequada para o tratamento da fibromialgia.

Em Israel, um estudo da Clalit Health Services avaliou os efeitos da prática de Dança Oriental na saúde feminina [3]. O grupo, constituído por 129 mulheres, cuja média de idades era de 49 anos, praticou duas horas de dança por semana, durante um ano. Os resultados revelaram uma melhoria geral na saúde das mulheres, nomeadamente a redução na frequência de consultas médicas, redução do peso corporal, e diminuição do Índice de Massa Corporal (IMC). Os investigadores concluíram que a Dança Oriental é "uma forma de exercício físico segura e agradável, que tem um efeito positivo na saúde física e mental".


E estes são apenas alguns exemplos do BEM que esta dança nos faz :)


Referências:
[1] Dança do ventre é aliada no tratamento do câncer de mama, Bauru e Marília, Globo.com - 22/05/2013.
[2] Effectiveness of dance in patients with fibromyalgia: a randomized, single-blind, controlled study fibromyalgia: a randomized, single-blind, controlled study, Baptista, AS; Villela, AL; Jones, A; Natour J; Clin Exp Rheumatol. 2012 Nov-Dec; 30 (6 Suppl 74): 18-23.
[3] Israeli researchers: Belly dancing good for women's health, Dan Even, Hareetz.com - 18/12/2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Google+